fbpx
English
Atualizações do Sirius | 20 de Outubro de 2020
Linha de luz MANACÁ recebe nova rodada experimentos

LNLS abre chamada de propostas em qualquer área de pesquisa para experimentos de cristalografia de macromoléculas

Sirius continua avançando em seu comissionamento. Nos últimos meses, foram realizados os primeiros experimentos na linha de luz MANACÁ por pesquisadores externos dedicados a estudar os mecanismos moleculares relacionados à ação do vírus SARS-CoV-2.

Continuando a fase de comissionamento científico desta linha de luz, pesquisadores de outras áreas de pesquisa são convidados a submeterem suas propostas para utilizar a linha de luz MANACÁ, que permite o estudo da estrutura tridimensional de proteínas e enzimas humanas e de patógenos, com resolução atômica.

Novo chamado de propostas

A partir de 20 de outubro de 2020, pesquisadores de qualquer área do conhecimento poderão submeter propostas de pesquisa para utilizar a linha de luz MANACÁ. Esses pesquisadores devem ter experiência prévia na utilização de uma linha de luz síncrotron, especialmente da técnica experimental de cristalografia de macromoléculas.

É importante destacar que, neste momento, o Sirius continua em fase de comissionamento, o que impõe algumas limitações para a realização de experimentos. Inclusive, a linha de luz Manacá ainda não opera na configuração final prevista em projeto.

Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Comissionamento do Sirius

Desde a obtenção das primeiras imagens por microtomografia de raios X, em dezembro de 2019, a equipe do CNPEM continua se dedicando ao comissionamento dos aceleradores de elétrons. Sirius trabalha atualmente com uma corrente estável circulante nos aceleradores em torno 10% da corrente prevista para seu funcionamento pleno.

Em 13 de julho de 2020 a linha de luz MANACÁ começou a receber propostas de pesquisa de pesquisadores externos dedicados a estudar os mecanismos moleculares relacionados à ação do vírus SARS-CoV-2.

As demais linhas de luz da primeira fase (CARNAÚBA, CATERETÊ, EMA, IPÊ, MOGNO) seguem em fase avançada de montagem.

MAIS Atualizações do Sirius

Proteína pouco entendida do vírus SARS-Cov-2 é um dos alvos do estudo da equipe da USP na nova fonte de luz

As inscrições para a edição online da 30ª Reunião Anual dos Usuários (RAU) estão abertas de 20 de agosto a 18 de outubro