fbpx
English
Atualizações do Sirius | 18 de Outubro de 2021
Linhas de luz do Sirius aceitam propostas para experimentos de comissionamento

Este chamado de propostas pretende fornecer tempo de feixe para os usuários durante o período de comissionamento das linhas de luz

O projeto Sirius atingiu outro marco no comissionamento de seus aceleradores e linhas de luz. Cinco novas linhas de luz estão entrando no estágio de comissionamento científico, completando o número de seis linhas de luz disponíveis para a comunidade de usuários. Além das linhas de luz, inauguramos oficialmente também dois laboratórios de apoio e o centro de computação científica. Essas instalações foram inauguradas oficialmente durante uma cerimônia no dia 8 de outubro.

As instalações disponíveis são:

Saiba mais sobre as primeiras linhas de luz disponíveis clicando aqui.

Chamada de proposta no modo Fast Track para experimentos de comissionamento

Esta chamada de propostas pretende fornecer tempo de feixe para os usuários durante o período de comissionamento das linhas de luz. As linhas de luz estão em diferentes estágios de comissionamento técnico. Elas não alcançaram a configuração final e os parâmetros alvo, o que significa que nem todos os experimentos são viáveis ​​e nem todas as condições ambientais podem ser aplicadas. De fato, nossa intenção, durante este período de comissionamento científico, é receber propostas de usuários especialistas para experimentos que nos permitam testar as linhas de luz e, ao mesmo tempo, melhorar a instrumentação atual para diferentes tipos de amostras de interesse da comunidade.

A modalidade Fast Track está aberta para inscrições em fluxo contínuo, sem nenhuma interrupção. Os proponentes devem ter experiência anterior no uso de linha de luz síncrotron, especialmente com a técnica necessária.

Para condições detalhadas da linha de luz, consulte a página de cada instalação e entre em contato com os coordenadores das linhas de luz. Os usuários podem enviar propostas através do portal SAU Online.

Avaliação e concessões de tempo de feixe

Um comitê interno composto pela diretoria do LNLS, assessorada pelos coordenadores das linhas de luz e equipe científica, é responsável por avaliar e priorizar cada proposta.

A equipe do usuário deve estar pronta para usar o feixe programado prontamente. Seguindo as regras durante as pandemias, apenas um pesquisador será aceito durante os experimentos e terá direito a apoio financeiro, independente da origem na América Latina.

MAIS Atualizações do Sirius

Projetado e construído por brasileiros e financiado pelo MCTI, o Sirius é uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo e uma estrutura de pesquisa aberta às comunidades científica e industrial

Os cursos do LNLS estão sendo desenvolvidos com foco em aspectos fundamentais para o uso das novas linhas de luz