fbpx
English
Notícias | 18 de Julho de 2016
Ministro Gilberto Kassab visita o CNPEM e o Projeto Sirius

O CNPEM recebeu na última sexta-feira (15) a visita do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que percorreu as obras do Sirius.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, recebeu na última sexta-feira (15) a visita do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O ministro percorreu as obras do Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira que está sendo construída pelo LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, e visitou os quatro laboratórios nacionais do Centro.

Kassab ficou surpreso com o estado avançado das obras do Projeto Sirius. “Quando Sirius estiver concluído, teremos a oportunidade de receber pesquisas e projetos de todo o mundo, estabelecer parcerias e, como desdobramento, teremos a geração de recursos e empregos”, disse o Ministro em visita às obras.

Sirius será uma das mais avançadas infraestruturas de ciência a do mundo, que deverá abrir novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

Antes da visita às obras do Sirius, Kassab visitou as instalações de pesquisa dos Laboratórios Nacionais do CNPEM: de Luz Síncrotron (LNLS), de Nanotecnologia (LNNano), de Biociências (LNBio) e de Bioetanol (CTBE).

MAIS Notícias

Aconteceu em 7 de junho de 2016, o Workshop de Acompanhamento dos Projetos do 1° Edital FAPESP/Finep “Desafios Sirius” de subvenção econômica para o Desenvolvimento do Novo Anel Acelerador Sirius do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Mesmo com o frio e a chuva, mais de 3.500 pessoas participaram do dia aberto que comemorou o aniversário de 20 anos da primeira volta dos elétrons no acelerador do Laboratório.