fbpx
English
Notícias | 1º de Setembro de 2022
Programa Bolsas de Verão do CNPEM retorna em sua 30ª edição

As inscrições vão de 1 a 20 de setembro e o edital já está disponível!

O Programa Bolsas de Verão (PBV) do CNPEM está de volta. Após um hiato provocado pela pandemia de COVID-19, o PBV será retomado no verão de 2023, para a sua 30ª edição. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Centro recebe estudantes, selecionados nas mais diversas áreas do conhecimento, que realizarão projetos de ciência e tecnologia sob a orientação de pesquisadores de todo o CNPEM, incluindo a Ilum Escola de Ciência. O PBV é exclusivo para estudantes de graduação, matriculados em instituições do Brasil e de toda a América Latina e Caribe.

Leia o edital do PBV30 aqui

Realizado desde 1992, o Programa tem como objetivo difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico. Nas suas 29 edições, o CNPEM já recebeu mais de 400 estudantes dentro do PBV.

O edital do PBV30 já está disponível para consulta no site do Programa. Neste local os interessados podem encontrar também informações sobre quem pode se inscrever, quais os documentos são necessário no momento da inscrição e detalhes sobre o processo de seleção dos bolsistas. As inscrições abrem em 1º de setembro de 2022.

Datas importantes

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

MAIS Notícias

O evento acontecerá de 8 a 10 de novembro, em Campinas-SP, Brasil, em formato híbrido.

Inscrições com submissão de resumo vão até dia 5 de setembro.