fbpx
English
Sistema de Análise de Gás Online

EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO APROVADO PELA FAPESP (2017/23050-4) 

As propriedades dos catalisadores heterogêneos dependem das mudanças dinâmicas da superfície do catalisador: alterações no nível atômico induzem mudanças nas propriedades químicas. Eles podem mudar sua estrutura dependendo das condições de reação. É por isso que é crucial ter uma melhor compreensão das relações estruturais e propriedades através de estudos in situ e operando. Com o desenvolvimento da fonte síncrotron de 4ª geração, Sirius, novas caracterizações in situ/operando estão sendo desenvolvidas para investigações resolvidas no espaço e tempo. Para este fim, um sistema de análise de efluentes de gás, como o espectrômetro de massa deste projeto de equipamento multiusuário, será implementado e combinado aos estudos do síncrotron.

Plano de Gestão: O equipamento será aberto a usuários externos seguindo a metodologia já empregada no LNLS. Para experimentos vinculados às linhas de luz que precisem usar o equipamento multiusuário como suporte, o acesso será liberado após submissão (https://sauonline.lnls.br/duo/) e aprovação de propostas por comitê externo de avaliação, nos prazos divulgados no site do LNLS. Para experimentos que requeiram usar apenas o equipamento multiusuário, uma proposta simplificada (1 página) deverá ser submetida via email do pesquisador responsável (amelie.rochet@lnls.br) para avaliação de viabilidade técnica pelo comitê gestor e cientifica pelo comitê de usuários deste equipamento multiusuário. Tempo de uso será alocado de acordo com a disponibilidade operacional da instalação.

Comitê Gestor: Dr. Amélie Rochet.

Comitê de Usuários: Prof. Carla Eponina Hori (Universidade Federal de Uberlândia) e Dr. Tulio Costa Rizuti da Rocha (LNLS).

Status Atual: O processo de compra deve ser concluído até o final de setembro de 2019. Esperamos que este equipamento multiusuário esteja aberto para usuários no início de 2020.

CONTATO & EQUIPE