fbpx
English
Laboratório Nanobio (LNB)

O Laboratório Nanobio (LNB) faz parte do Complexo de Preparação para Amostras Biológicas* e oferece suporte na preparação de amostras para estudos que investigam a interação entre nanomateriais e biomoléculas. O LNB está localizado no eixo 40, ao longo da linha de luz Cateretê.

Este laboratório dispõe de incubadoras que possibilitam a incubação das amostras em condições de temperatura controlada, tanto de maneira estacionária quanto sob agitação. Adicionalmente, o laboratório conta com centrífugas e instrumentação para a caracterização dessas amostras, empregando técnicas como espalhamento de luz dinâmico e espectroscopia no ultravioleta e infravermelho.

*O Complexo de Preparação para Amostras Biológicas têm como objetivo dar suporte aos usuários internos e externos na preparação de amostras biológicas, bem como na realização de cortes, sínteses e caracterizações voltadas para estudos biológicos.

CONTATO & EQUIPE

Contato: Flavia Elisa Galdino
Tel. da Instalação: +55 19 3512 1184
E-mail da Instalação: flavia.galdino@lnls.br

INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL

INCUBADORAS

Eppendorf ThermoMixer® C

Executa a incubação de amostras em temperatura controlada (1 a 100 °C) e sob agitação (300 – 2000 rpm, a depender do suporte utilizado). Possui suportes para agitar amostras em microtubos de 2 mL e tubos cônicos tipo Falcon de 15 mL. 

Acesse as especificações aqui.

Incubadora Refrigerada Com Agitação TE-424 - Tecnal

Utilizada para incubação de amostras em grandes volumes em temperatura controlada (10 a 60 °C) e sob agitação orbital (30 – 250 rpm). No LNB há suportes disponíveis para frascos Erlenmeyer de 125 e 250 mL. 

Acesse as especificações aqui.

CENTRÍFUGAS

Centrífuga de bancada Eppendorf 5804

Executa a centrifugação de amostras em microtubos de 2 mL (max. 14.000 rmp) e tubos cônicos tipo Falcon de 15 e 50 mL (máx. 5000 rpm). Não possui controle de temperatura.

Acesse as especificações aqui.

Centrífuga de Alta Velocidade Hitachi CR22N

Realiza a centrifugação de amostras em tubos cônicos tipo Falcon de 50 mL com controle de temperatura (-20 a 40 °C) e com velocidade de 300 a 18000 rpm. 

Acesse as especificações aqui.

CARACTERIZAÇÕES

Espalhamento de Luz Dinâmico Malvern Nano-ZS

Utilizado na caracterização do diâmetro hidrodinâmico, grau de polidispersidade e potencial zeta de nanopartículas em suspensão. Possui controle de temperatura e um sistema acoplado que permite controlar o pH da solução por titulação ácido-base.

Acesse as especificações aqui.

Espectrofotômetro de UV/Vis Agilent 8453

Determina a intensidade e as bandas de absorção das amostras na faixa de comprimento de onda de 190 a 1100 nm. 

Acesse as especificações aqui.

Espectrofotômetro de Infravermelho (FTIR) Spectrum Two

Executa a caracterização das amostras por FTIR e modo ATR na faixa de número de onda de 8300 a 350 cm-1.

Acesse as especificações aqui.

Mais

Além disso, o LNB conta com capela de exaustão para manipulações químicas, geladeira com freezer (4°C e -20°C), agitador de hélice para preparo de partículas poliméricas (IKA RW 20.N), banhos de ultrassom (Eco-sonic e Branson), pHmetro (W3B), viscosímetro (AND SV-10), forno mufla (EDG 1800), estufa para secagem de amostras (SolidSteel SSD-40L) e estereomicroscópio (Olympus SZ61).

REGRAS GERAIS PARA UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO LNB

  • Treinamento presencial e uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).
  • Para acessar o LNB (Laboratório NANOBIO) é obrigatório o uso de avental manga longa, óculos de segurança e luvas nitrílicas. Além dos EPIs é obrigatório estar com a vestimenta adequada (calça comprida e sapatos totalmente fechados que cubram inclusive a parte dorsal do pé).
  • Declarar todas as amostras e reagentes no Formulário de Segurança conforme proposta submetida.
  • Reagentes químicos e amostras não declarados no Formulário de Segurança, conforme proposta submetida, serão proibidos. Alterações e inclusões deverão ser formalizadas com antecedência e autorizadas pela Comissão de Avaliação de Segurança.
  • Levar para as instalações experimentais (linhas de luz) apenas os materiais para a realização dos experimentos.
  • Armazenar temporariamente reagentes e amostras conforme período de experimentos. Após esse período os materiais deverão ser retirados pelo respectivo usuário.
  • Não serão aceitos materiais sem a devida identificação. Todas as amostras e reagentes químicos deverão estar devidamente identificados. A identificação deverá estar de forma legível. Materiais tóxicos ou voláteis serão armazenados na capela com exaustão.
  • Manter o LNB em condições operacionais zelando pela organização e regras internas de funcionamento conforme orientações e recomendações de segurança.
  • Somente usuário treinado, presencialmente, estará autorizado e terá acesso ao LNB.