O Grupo EMA é responsável pelo gerenciamento e operação da Linha de Luz EMA da fonte de luz síncrotron Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
A linha de luz EMA é dedicada ao estudo de materiais sob condições extremas de temperatura, campo magnético e pressão a partir da combinação de diversas técnicas tais como difração, espectroscopia de absorção e espalhamento inelástico de raios X.
O grupo EMA desenvolve vários tipos de experimentos com luz síncrotron que permitem observar a estrutura microscópica de materiais submetidos a condições extremas, e assim revelar mecanismos de formação de fases eletrônicas exóticas como supercondutividade de alta temperatura crítica. O conjunto de experimentos em condições extremas desenvolvidos pelo grupo também permite simular o interior de planetas e entender as propriedades da matéria que os compõe, um grande desafio científico para as geociências.
A equipe é ainda responsável pela montagem da instrumentação necessária para a realização do experimento, por assessorar os usuários na operação dos equipamentos e na obtenção e tratamento dos dados obtidos na linha de luz EMA.