fbpx
English
Notícias | 11 de Julho de 2020
Chamada de propostas em caráter excepcional

LNLS abre chamada de propostas para usuários de cristalografia que desejam analisar amostras relacionadas à COVID-19

Com satisfação informamos que o Sirius alcançou mais um marco em seu comissionamento. Nos últimos dias, foram realizados os primeiros experimentos na linha de luz MANACÁ. Os testes iniciais reproduziram dados estruturais já estabelecidos na literatura, incluindo a proteína 3CL do SARS-CoV-2, indicando que a linha de luz, ainda em fase de comissionamento científico, já está em condições para gerar dados confiáveis.

Diante deste marco e considerando a crise de saúde pública causada pela pandemia de COVID-19, convidamos, em caráter excepcional, pesquisadores que tenham experiência prévia com a técnica de cristalografia de proteínas e amostras relacionadas à doença a submeterem suas propostas para utilizar a MANACÁ.

Dedicada a cristalografia de macromoléculas, a Manacá emprega a técnica de difração de raios X, e permite o estudo da estrutura tridimensional de proteínas e enzimas humanas e de patógenos, com resolução atômica.

Saiba mais sobre os primeiros experimentos clicando aqui.

Chamada de propostas em caráter excepcional

Em caráter emergencial, a partir 13 de julho, pesquisadores dedicados a estudar os mecanismos moleculares relacionados à ação do vírus Sars-CoV-2 poderão submeter propostas de pesquisa para utilizar a linha de luz Manacá. A decisão faz parte de um esforço do CNPEM para disponibilizar a ferramenta à comunidade científica brasileira dedicada a pesquisas sobre o novo coronavírus.

Saiba mais sobre o Chamado de Propostas clicando aqui.

Comissionamento do Sirius

Desde a obtenção das primeiras imagens por microtomografia de raios X, em dezembro de 2019, a equipe do CNPEM continua se dedicando ao comissionamento dos aceleradores de elétrons. Sirius trabalha atualmente com uma corrente estável circulante nos aceleradores em torno 5% da corrente prevista para seu funcionamento pleno.

As demais linhas de luz da primeira fase (Carnaúba, Cateretê, Ema, Ipê, Mogno) seguem em fase avançada de montagem. O comissionamento da linha de luz Cateretê deve ser iniciado dentro das próximas semanas, após a instalação do ondulador, equipamento responsável pela produção da luz síncrotron nesta linha.

MAIS Notícias

Ações visam reduzir aglomeração de pessoas e o deslocamento de seus colaboradores

Em 19 de fevereiro de 1990, o LNLS inaugurava o LINAC da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul