fbpx
English
Notícias | 13 de Dezembro de 2016
Desafios Sirius tem 11 projetos selecionados

Empresas paulistas foram selecionadas para a construção de componentes do Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) acabam de anunciar 11 novos projetos que receberão apoio para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços para o Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira, em construção no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas. As propostas selecionadas na segunda fase do Desafio receberão recursos de até R$ 1,5 milhão (cada) do programa PIPE/PAPPE de Subvenção Econômica, e têm o prazo de 24 meses para serem desenvolvidas.

O projeto Sirius é desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do CNPEM, e será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. Quando pronto, o Sirius – fonte de luz síncrotron baseada em um acelerador de elétrons de última geração – deverá trazer avanços em áreas estratégicas como agricultura, saúde, energia, entre outras.

A segunda etapa dos Desafios, lançada em agosto de 2015, teve o objetivo de selecionar empresas de micro, pequeno e médio porte do estado de São Paulo, para desenvolverem equipamentos, dispositivos e sistemas de alta complexidade para a resolução de 13 desafios tecnológicos, lançados a partir de necessidades identificadas pelo LNLS na atual fase de execução do projeto.

Os desafios que tiveram projetos aprovados são o desenvolvimento de: Trem de Monitoramento; Sensores Hidrostáticos de Nível e Inclinação; Banhos Térmicos; Impressora 3D – Manufatura Aditiva; Cabanas Experimentais; Câmaras de Vácuo para Elementos Ópticos; Sistema de Baking Modular para Câmaras de Vácuo; Controlador e Driver para Motor.

As informações sobre a segunda etapa do Desafio Sirius estão disponíveis no site da FAPESP.

Conheça as propostas selecionadas:

MAIS Notícias

Prêmios de melhor pôster foram entregues a três pesquisadores da área de engenharia do Laboratóri

Iniciou-se a fase de cobertura do edifício de 68 mil metros quadrados que abrigará a nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius.