fbpx
English
Notícias | 15 de Maio de 2017
Diretor do LNLS é diplomado membro da Academia Brasileira de Ciências

Cerimônia de posse aconteceu dia 9 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro

Antônio José Roque da Silva, Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), foi diplomado membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em cerimônia na Escola Naval, no Rio de Janeiro, em 9 de maio.

Na ocasião, 17 outros pesquisadores também foram diplomados como novos membros titulares e correspondentes: Henrique Bursztyn (IMPA), Luiz Renato Gonçalves Fontes (USP), Ronald Cintra Shellard (CBPF), Edilberto Rocha Silveira (UFC), Norberto Peporine Lopes (USP), Álvaro Penteado Crósta (Unicamp), Carlos Roberto Souza Filho (Unicamp), Marie-Anne Van Sluys (USP), Pedro Fernando da Costa Vasconcelos (IEC/PA), Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia (FMRP-USP), Ana Claudia Latronico Xavier (USP), Concepta Margaret McManus Pimentel (UnB), Valmir Carneiro Barbosa (UFRJ), Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro (UFRJ), Antonio García García (Facultad de Medicina – Universidad Autónoma de Madrid, Espanha), Bruce Alberts (University of California San Francisco, EUA) e Michael Maier Keller (NASA Jet Propulsion Laboratory, EUA).

A cerimônia contou ainda com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o comandante interino da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o presidente da ABC, Luiz Davidovich; o diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Júnior; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abílio Baeta Neves, representando o Ministro da Educação; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges; o Secretário do Estado do Rio de Janeiro para Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes; e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. Segundo a ABC, o encontro foi marcado por discursos em defesa da ciência brasileira.

Antonio José Roque da Silva

Antonio José Roque da Silva é Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Diretor do Projeto Sirius e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Tem graduação e mestrado em Física pela Unicamp, doutorado e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Publicou mais de 130 artigos em periódicos especializados e é co-autor de mais de 200 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular.

MAIS Notícias

Evento acontecerá de 22 a 24 de novembro de 2017, no campus do CNPEM em Campinas, SP.

O prêmio é concedido a teses que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades.