fbpx
English
Notícias | 23 de Outubro de 2019
Membros do LNLS são premiados em conferências

Três membros do LNLS receberam prêmios em conferências e eventos científicos

O engenheiro Dawood Alnajjar ganhou o prêmio de melhor pôster da sessão do dia, por júri popular,  durante a 17ª edição da conferência ICALEPCS, com trabalho relacionado a um sistema de software desenvolvido no LNLS. O engenheiro físico Murilo Alves recebeu dois prêmios por seu destaque durante a graduação em Engenharia Física: um deles na 22ª edição do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, e outro durante a colação de grau pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos. A pesquisadora Flávia Regina Estrada foi uma das Jovens Cientistas premiadas pela União Internacional de Cristalografia no Workshop Internacional EXPO&More, em Bari na Itália.

ICALEPCS

Dawood Alnajjar recebeu o prêmio de melhor pôster da sessão do dia durante a 17ª edição da conferência ICALEPCS (International Conference on Accelerator and Large Experimental Physics Control Systems), que tem como objetivo promover a colaboração entre especialistas de todo o mundo em sistemas de controle de grandes instalações científicas, como fontes de luz síncrotron. O prêmio foi escolhido por júri popular.

O trabalho premiado diz respeito a um sistema de software desenvolvido no LNLS, que permite enviar e receber dados de dispositivos CompactRIO através do EPICS, uma plataforma aberta de controle distribuído, e que já é adotada há alguns anos no UVX. Essas ferramentas estão na base do sistema de controle das linhas do Sirius, e possibilitam que algumas operações de controle aconteçam em altíssima velocidade, dentro da escala de algumas dezenas de nanossegundos.

Há quase seis anos no Brasil, Dawood é cidadão da Jordânia e está no Grupo de Software de Operação das Linhas (SOL) do LNLS há dois anos.

Crea-SP

Murilo Barbosa Alves recebeu dois prêmios por seu destaque de primeiro lugar na graduação da turma de 2018 em Engenharia Física, pela Universidade Federal de São Carlos.

O primeiro foi recebido na 22ª edição do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, que reconhece o destaque de jovens profissionais ao longo dos cursos de graduação de Nível Superior Pleno, nas diversas modalidades da área de tecnologia durante o ano letivo de 2018. O outro prêmio semelhante foi recebido na colação de grau do curso de Engenharia Física, pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos.

Murilo, que faz parte da equipe de Física de Aceleradores (FAC) e integra a equipe que está comissionando o Sirius, foi estagiário pelo PUE em 2018.

Workshop Internacional EXPO&More

A pesquisadora Flávia Regina Estrada, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, foi uma das Jovens Cientistas premiadas pela União Internacional de Cristalografia no Workshop Internacional EXPO&More em Bari na Itália.

O Workshop Internacional EXPO&More organizado pelo Instituto de Cristalografia (IC) de Bari aconteceu entre 30 de setembro e 3 de outubro de 2019. Na ocasião, os pesquisadores do IC, autores dos programas gratuitos apresentados, ensinaram a fundamentação teórica, novos desenvolvimentos e exemplos de aplicação para tratamento de dados de difração de pó.

MAIS Notícias

As inscrições para a 29ª Reunião Anual dos Usuários (RAU) e 6 eventos satélites estão abertas de 15 de julho a 30 de setembro

O 1º Workshop Carnaúba - Sirius Workshop on X-ray Nanospectroscopy, Nanodiffraction and Nanoimaging - será realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2019.