Roteiro pelas instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet no dia 25/03.
Voltada a jovens que acabam de ingressar na universidade, a visita será transmitida ao vivo pelo canal do CNPEM no YouTube, e irá mostrar como pessoas de diferentes formações atuam no Sirius
O CNPEM tem uma nova data para a programação especial de visita virtual destinada a jovens universitários de todo o Brasil, interessados em conhecer por dentro o Sirius, acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas- SP. A programação anteriormente agendada para a última sexta-feira teve que ser cancelada por problemas técnicos surgidos momentos antes do horário previsto para o evento.
A nova oportunidade será na próxima sexta-feira (25/03). Neste dia, profissionais de diversas áreas vão guiar a audiência pelos ambientes de trabalho e pesquisa do Sirius, o acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas-SP. A ideia é mostrar como profissionais de diferentes formações atuam no CNPEM, inspirando os jovens que acabam de ingressar na universidade.
O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil. Foi projetado para gerar luz síncrotron, um tipo muito especial de radiação usada em experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.
No dia 25 a programação começa às 10 horas da manhã e poderá ser acompanhada em tempo real pelo Canal do CNPEM no Youtube.
Os visitantes virtuais vão ser guiados a partir do hall de entrada do Sirius, onde está a maquete do prédio, vão passar pela sala de controle dos aceleradores de elétrons e percorrer a área onde estão instaladas as chamadas linhas de luz, estações de pesquisa onde são realizados diversos tipos de experimentos.
Também vão poder conferir como está o trabalho de montagem de novas estações, bem como as potenciais aplicações dos estudos que serão realizados por pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior.
Visitas Virtuais
O projeto de visitas virtuais foi iniciado no ano passado como estratégia para suprir o agendamento presencial que teve que ser interrompido em função da pandemia de COVID-19.
Ao longo de 2021 foram realizadas 25 visitas virtuais, atingindo quase dezoito mil pessoas de 18 estados do território nacional. O maior percentual de participantes foi de estudantes de graduação (60,9%), mas as transmissões atraíram também percentuais expressivos de alunos de pós-graduação, ensino médio, cursos técnicos e até estudantes do ensino fundamental.
A experiência da visita virtual foi avaliada como excelente por 84,6% dos participantes que responderam a um formulário.
Calendário de Visitas Virtuais 2022
Nos próximos meses estão programadas visitas em outras instalações do CNPEM. Os interessados podem se inscrever antecipadamente preenchendo um formulário.
Mês | Público |
ABRIL | ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
MAIO | DIA INTERNACIONAL DA LUZ – PÚBLICO GERAL |
JUNHO | PÚBLICO DO SETOR INDUSTRIAL |
Serviço:
Visita virtual ao Sirius– Calouros do Ensino Superior
Dia: 25/03
Horário: 10 horas da manhã
Canal do Youtube Cnpem: https://www.youtube.com/user/cnpem
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=03gmvGVmz60
Inscrições para próximos eventos: https://cnpem.br/piloto-visitas-virtuais-cnpem/
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Agricultura, Saúde, Energia, Ambiente, Novos Materiais, entre outras. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.
Acordo vai acelerar troca de conhecimentos sobre técnicas e usos da luz síncrotron entre pesquisadores do Brasil e do Canadá
A decisão foi anunciada durante a sessão de encerramento da 31ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do LNLS, em 11 de novembro de 2021