fbpx
English

Roteiro pelas instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet no dia 25/03.

Notícias | 14 de Março de 2022
Visita virtual ao Sirius é remarcada para sexta-feira, 25/3

Voltada a jovens que acabam de ingressar na universidade, a visita será transmitida ao vivo pelo canal do CNPEM no YouTube, e irá mostrar como pessoas de diferentes formações atuam no Sirius

O CNPEM tem uma nova data para a programação especial de visita virtual destinada a jovens universitários de todo o Brasil, interessados em conhecer por dentro o Sirius, acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas- SP. A programação anteriormente agendada para a última sexta-feira teve que ser cancelada por problemas técnicos surgidos momentos antes do horário previsto para o evento.

A nova oportunidade será na próxima sexta-feira (25/03). Neste dia, profissionais de diversas áreas vão guiar a audiência pelos ambientes de trabalho e pesquisa do Sirius, o acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas-SP.  A ideia é mostrar como profissionais de diferentes formações atuam no CNPEM, inspirando os jovens que acabam de ingressar na universidade.

O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil. Foi projetado para gerar luz síncrotron, um tipo muito especial de radiação usada em experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

No dia 25 a programação começa às 10 horas da manhã e poderá ser acompanhada em tempo real pelo Canal do CNPEM no Youtube.

Os visitantes virtuais vão ser guiados a partir do hall de entrada do Sirius, onde está a maquete do prédio, vão passar pela sala de controle dos aceleradores de elétrons e percorrer a área onde estão instaladas as chamadas linhas de luz, estações de pesquisa onde são realizados diversos tipos de experimentos.

Também vão poder conferir como está o trabalho de montagem de novas estações, bem como as potenciais aplicações dos estudos que serão realizados por pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior.

Visitas Virtuais

O projeto de visitas virtuais foi iniciado no ano passado como estratégia para suprir o agendamento presencial que teve que ser interrompido em função da pandemia de COVID-19.

Ao longo de 2021 foram realizadas 25 visitas virtuais, atingindo quase dezoito mil pessoas de 18 estados do território nacional.  O maior percentual de participantes foi de estudantes de graduação (60,9%), mas as transmissões atraíram também percentuais expressivos de alunos de pós-graduação, ensino médio,  cursos técnicos e até estudantes do ensino fundamental.

A experiência da visita virtual foi avaliada como excelente por 84,6% dos participantes que responderam a um formulário.

Calendário de Visitas Virtuais 2022

Nos próximos meses estão programadas visitas em outras instalações do CNPEM.  Os interessados podem se inscrever antecipadamente preenchendo um formulário.

Mês Público
ABRIL ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
MAIO DIA INTERNACIONAL DA LUZ – PÚBLICO GERAL
JUNHO PÚBLICO DO SETOR INDUSTRIAL

Serviço:

Visita virtual ao Sirius–  Calouros do Ensino Superior

Dia: 25/03

Horário: 10 horas da manhã

Canal do Youtube Cnpem: https://www.youtube.com/user/cnpem  

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=03gmvGVmz60

Inscrições para próximos eventos:  https://cnpem.br/piloto-visitas-virtuais-cnpem/

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.

O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Agricultura, Saúde, Energia, Ambiente, Novos Materiais, entre outras. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

MAIS Notícias

Acordo vai acelerar troca de conhecimentos sobre técnicas e usos da luz síncrotron entre pesquisadores do Brasil e do Canadá 

A decisão foi anunciada durante a sessão de encerramento da 31ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do LNLS, em 11 de novembro de 2021