Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

Cateretê

VOLTAR


Cateretê, ou Catira, é uma dança rural brasileira. (Foto: Grupo de Dança Os Sarandeiros)

Cateretê (Coherent And TimE REsolved ScatTEring) será uma linha de luz otimizada para realizar imagem por difração coerente de raios X (CDI) e espectroscopia de correlação de fótons por raios X (XPCS). Entre as suas aplicações, será possível investigar a dinâmica de fenômenos biológicos e de estruturas nanométricas nas áreas de óleo, catalisadores e polímeros, assim como na resolução de problemas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

 

A linha de luz Cateretê terá capacidades únicas no imageamento de materiais biológicos e moles com particular enfoque na aplicação de técnicas de Espalhamento e Difração de Raios X Coerentes (CXDI) e de Espectroscopia por Correlação de Fótons de Raios X (XPCS), assim como Espalhamento de Raios X a Baixos Ângulos com resolução temporal que se beneficiará do elevado fluxo da fonte. A linha de luz Cateretê irá operar com raios X de 3 keV a 12 keV para geração de imagens de materiais biológicos e nanomateriais, aproveitando ao máximo as propriedades de coerência da radiação produzida pelo Sirius.

 

Quando Sirius entrar em funcionamento em 2018, será anel de armazenamento de menor emitância do mundo, oferecendo um feixe com propriedades de coerência sem precedentes, melhorando tanto resolução temporal quando espacial em várias ordens de magnitude e possibilitando novas estações experimentais não disponíveis em outros lugares. Assim, a linha de luz Cateretê visa dar a comunidade de usuários novas oportunidades para investigar a estrutura e dinâmica de materiais biológicos e nanomateriais com resolução sem precedentes no espaço e no tempo.

 

A linha de luz Cateretê tornará possível responder variadas questões relacionadas com as ciências da vida (aplicações biológicas e médicas), biologia estrutural (proteínas, lipídios, macromoléculas) e o vasto campo de ciências de materiais, incluindo a nanotecnologia (energia, alimentação e saúde, fotônica), ciências de polímeros, catálise, reologia e ciências ambientais (geociências, prospecção de petróleo, catálise). Portanto, todos os principais domínios da investigação, da física, química e biologia, mas também aspectos industriais serão exploradas em Cateretê.

ELEMENTOS ÓTICOS

ElementoTipoPosição[m]Descrição
SOURCE
VFMVertical focusing mirror27
Mono4 crystal monochormator44Fixed exit, double channel-cut
HFMHorizontal focusing mirror45
Sample80
DetectorMedipix80-90Medipix3

PARÂMETROS

ParâmetroValorObs. | Condição
Faixa de energia (keV)3-12
Resolução de energia (ΔE/E)$ 10^{-4}$
Varredura de energiaNão
Tamanho do feixe (μm)30 x 30
Divergência do feixe (μrad)< 20
Modos de coerência1