fbpx
English
Magneto supercondutor de 11 T com sistema de He3

EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO FINANCIADO PELA FAPESP (2018/19497-6)

O estabelecimento deste magneto supercondutor de 11T com sistema de He3 na linha de luz EMA da nova fonte brasileira de luz sincrotron, Sirius, se enquadra na estratégia de se desenvolver estações experimentais no estado da arte para estudar fenômenos emergentes em materiais sob condições extremas de pressão, temperatura e campo magnético, combinando técnicas de Síncrotron tais como, difração e espectroscopia de absorção de raios X, com técnicas de transporte, como por exemplo medidas de resistividade e efeito Hall.

Em particular, a possiblidade de se aplicar campos magnéticos tão altos como 11T irá permitir que a técnica de dicroísmo circular magnético seja aplicada em materiais que apresentam uma baixa resposta magnética, como é o caso de materiais antiferromagnéticos. Além disso, com este novo equipamento poderemos efetuar medidas de oscilações quânticas como função da pressão para estudar a evolução da superfície de Fermi de materiais topologicamente protegidos.

Este novo equipamento multiusuário ampliará as possibilidades de se estudar as propriedades eletrônicas, magnéticas, estruturais e de transporte de diferentes tipos de materiais (ferromagnéticos, antiferromagnéticos, supercondutores, férmions pesados, entre outros) sob altas pressões (de até 300GPa) altos campo magnético (de até 11T) e baixas temperaturas (de até 300mK), sendo, portanto, crucial para o desenvolvimento da pesquisa em ciência dos materiais no Brasil.

Plano de Gestão: O equipamento será aberto a usuários externos seguindo a metodologia já empregada no LNLS. Para experimentos vinculados às linhas de luz EMA que precisem usar a infraestrutura do projeto EMU como suporte, o acesso será liberado após submissão (https://sauonline.lnls.br/duo/) e aprovação de propostas por comitê externo de avaliação, nos prazos divulgados no site do LNLS. Para experimentos que requeiram usar apenas o equipamento EMU, uma proposta simplificada (1 página) deverá ser submetida via email do pesquisador responsável (ricardo.reis@lnls.br) para avaliação de viabilidade técnica pelo comitê gestor e cientifica pelo comitê de usuários deste EMU. Tempo de uso será alocado de acordo com a disponibilidade operacional da instalação.

Comitê Gestor: Dr. Ricardo Donizeth dos Reis, Dr. Narcizo Marques de Souza-Neto.

Comitê de Usuários: Prof. Dr. Pascoal Paglliuso (IFGW-UNICAMP); Prof. Dr. Marcos Ávila (UFABC).

Status Atual: O projeto detalhado do magneto foi finalizado pela empresa Oxford no mês de julho de 2019. Espera-se finalizar o processo de compra até o final de setembro de 2019. O tempo de manufatura é de aproximadamente 20 meses, por esta razão espera-se que a instalação esteja aberta para usuários a partir de julho de 2021.

CONTATO & EQUIPE

Coordenação: Ricardo D. dos Reis
Tel.: +55 19 3512 3505
E-mail: ricardo.reis@lnls.br

Clique aqui  para mais informações sobre a equipe responsável por esta Instalação.