fbpx
English
Notícias | 2 de Maio de 2023
Inscrições abertas para a Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2023)

A Escola oferece uma imersão no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico de fronteira do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI).

Professores das disciplinas Física, Química e Biologia podem se candidatar a 40 vagas na quinta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2023), que será realizada de 7 e 21 de julho de 2023. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Desde 2019, a ESPEM já atendeu mais de 500 professores de Física, Química e Biologia de todo País. Com aulas teóricas e práticas, ministradas pelos profissionais do CNPEM e palestrantes convidados das áreas de educação e ciências, o principal objetivo da escola é estimular os professores a levarem ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.

As inscrições para a ESPEM 2023 estarão abertas até 21 de maio de 2023 para professores atuantes no ensino médio das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. Por uma semana, os professores que participarem se tornarão novamente alunos, em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM.

A ESPEM 2023 é gratuita e terá formato presencial, com 40 horas de atividades. A programação contará com aulas expositivas que apresentarão a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Assistem a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os profissionais do Centro, com dicas sobre como transpor o conhecimento para a sala de aula.

Os professores também participarão de visitas às instalações e serão introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos dos Laboratórios Nacionais, bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (ILUM) do CNPEM. A Escola proporciona, ainda, um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.

O comitê organizador da ESPEM 2023 buscará compor a turma utilizando como critério de seleção a ampla distribuição territorial, priorizando cidades mais afastadas das capitais, equidade de gênero e distribuição nas áreas de Física, Química e Biologia proporcional à demanda de inscrição por área, resguardado percentual mínimo de 25% das vagas para cada área. 80 % das vagas serão destinadas à professores atuantes em escolas públicas municipais e estaduais.

Entre os critérios para a avaliação das candidaturas estão: a atividade docente do candidato(a) em sala de aula; a participação em diferentes projetos como PIBID, Olimpíadas e outros eventos e atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino; e Carta de Motivação fornecida durante a inscrição.

Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM 2023 tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

Serviço:

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

MAIS Notícias
Prof. Aldo Craievich

Professor Aldo teve um papel-chave na criação e desenvolvimento do LNLS e na formação de uma comunidade de pesquisadores aptos a utilizar o primeiro síncrotron do Hemisfério Sul

Registros com submissão de resumos vão até 4 de junho.