fbpx
English
Prof. Aldo Craievich

Aldo Craievich foi uma expressiva liderança científica nacional e internacional

Notícias | 25 de Abril de 2023
Nota de Falecimento: Prof. Aldo Craievich

Professor Aldo teve um papel-chave na criação e desenvolvimento do LNLS e na formação de uma comunidade de pesquisadores aptos a utilizar o primeiro síncrotron do Hemisfério Sul

O CNPEM informa, com profundo pesar, o falecimento do físico Aldo Craievich, Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). O Prof. Aldo foi expressiva liderança científica nacional e internacional, com pesquisas em física da matéria condensada e nanomateriais com ênfase em estudos de estruturas e transformações estruturais de sólidos e métodos cristalográficos. Craievich teve ainda um papel chave na criação e desenvolvimento do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Na década de 80, havia pouquíssimos pesquisadores brasileiros informados sobre os potenciais da radiação síncrotron para o estudo de estruturas e materiais – e menos ainda os que já tinham usado uma linha de luz. Craievich era um desses poucos, por sua experiência no LURE da França. No início da década de 80, junto com Roberto Lobo, Craievich redigiu a “Proposta Preliminar de Estudo de Viabilidade para a Implantação de um Laboratório Nacional de Radiação Síncrotron” (LNRS). O documento, aprovado pelo CNPq em 1983, deu origem ao Projeto Radiação Sincrotrónica (PRS). No ano seguinte, foi criado oficialmente o LNRS, tendo Aldo Craievich como um dos membros de seu Conselho. Durante o período de efetiva construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS, entre 1987e 1997, o Prof. Aldo foi uma de suas lideranças, tendo atuado como Diretor Adjunto e Chefe do Departamento Científico do LNLS. Mesmo após esse período, o Prof. Aldo sempre esteve ligado à instituição desempenhando um papel importante para a sua consolidação.

Prof. Aldo desenvolveu um papel fundamental para a formação de uma comunidade síncrotron, antes mesmo da primeira fonte de luz sincrotron do Hemisfério Sul entrar em operação. Coordenador de vários cursos para divulgar os potenciais da luz sincrotron para a comunidade científica brasileira, Craievich foi um dos idealizadores da Reuniões Anuais de Usuários (RAU). A primeira RAU ocorreu ainda na fase embrionária do laboratório, em 1987. Desde então, as RAUs ocorrem anualmente, tendo um papel chave para debater resultados, problemas e perspectivas de aperfeiçoamento de técnicas de luz sincrotron e outras instalações do CNPEM.

Como dito por Diego Lamas, diretor do Laboratório de Cristalografia Aplicada da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidad Nacional de San Martín, no obituário publicado no Journal of Synchrotron Radiation – “Sempre que havia algo que não entendíamos, Aldo pegava um lápis e começava a raciocinar profundamente, não abandonando o assunto até que a questão fosse resolvida. Ele sempre nos incentivava a compreender os fenômenos que estávamos estudando em grande detalhe, acreditando que qualquer pergunta poderia ser resolvida com esforço suficiente. […] Aldo era incrivelmente generoso e aberto com seu conhecimento, uma qualidade que infelizmente nem sempre é encontrada e que realmente apreciamos. Além disso, Aldo era uma pessoa de grande cultura, e quando ele compartilhava anedotas de suas experiências, sempre nos deixava com lições valiosas.”

MAIS Notícias

Registros com submissão de resumos vão até 4 de junho.

Os registros com submissão de trabalhos vão até 30/04.