fbpx
English
Notícias | 10 de Julho de 2018
Jovem Talento do LNLS é premiado em Conferência Internacional

Prêmio de melhor pôster de autor jovem foi dado a trabalho sobre componentes para o Sirius

Gabriel Vinícius Claudiano foi contemplado com o prêmio pelo melhor pôster na categoria “jovem engenheiro abaixo de 30 anos” durante a décima edição do evento MEDSI (Mechanical Engineering Design of Synchrotron Radiation Equipment and Instrumentation), que ocorreu entre 25 e 29 de junho, em Paris (França).

O trabalho de Gabriel é relacionado ao desenvolvimento de componentes para as linhas de luz do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira.  Esses componentes se localizam na interface entre o anel de armazenamento e as linhas de luz, chamado de front-end. Eles têm como uma de suas principais funções absorver uma parte da potência do feixe de luz síncrotron para proteger os componentes mais sensíveis que vêm a seguir.

Para produzir esses componentes, Gabriel e colegas selecionaram uma liga de cobre-cromo-zircônio como material. Esta é uma liga de cobre mais resistente, característica necessária para aguentar tanto as etapas de montagem quanto as altas tensões causadas pela incidência do feixe de luz síncrotron.

No entanto, essa liga sofre alterações em sua estrutura quando aquecida a temperaturas acima de 450°C, o que dificulta a manufatura dos componentes por técnicas de soldagem convencionais. Por isso, a equipe desenvolveu um processo de solda por atrito (do inglês, friction stir welding) em parceria com pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) para a soldagem dos componentes.

O pôster premiado apresentou detalhes sobre o material utilizado, os resultados da caracterização da solda, o design do componente final e do seu suporte, e os testes utilizados para validar a fabricação dos componentes.

Este ano, a categoria da premiação foi patrocinada pela colaboração Lightsources.org, da qual o LNLS faz parte.

Na edição anterior do evento, em 2016, outro membro do LNLS, Marlon Saveri Silva, foi contemplado com o prêmio pelo melhor pôster na mesma categoria. Saiba mais aqui.

MAIS Notícias

Evento acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2018, no campus do CNPEM em Campinas, SP.

Obras civis estão 84% concluídas e acelerador de elétrons começa a ser montado já em março