English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

25 de Julho de 2025

Evento acontece em 5 e 6 de novembro – e seus debates buscam identificar expectativas e necessidades da comunidade científica em relação ao Sirius

As inscrições para a 35ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) estão oficialmente abertas. O período para se inscrever vai de 22 de julho a 28 de setembro – e a submissão de resumos é até 31 de agosto. O encontro ocorre nos dias 5 e 6 de novembro no Sirius, a maior e mais complexa fonte de luz síncrotron brasileira situada no campus do CNPEM, em Campinas (SP). O site oficial do evento traz mais detalhes e o passo a passo para efetuar as inscrições.

4 de Julho de 2025

Candidatos podem se inscrever até 20 de julho; bolsista selecionado atuará presencialmente em Campinas (SP), no campus do CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece uma bolsa de pós-doutorado em tomografia de raios X. O projeto é coordenado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que integra o CNPEM, sob responsabilidade da pesquisadora Nathaly Lopes Archilha.

30 de Junho de 2025

Iniciativa fortalece cooperação científica entre Brasil e China na área de luz síncrotron e marca o início do intercâmbio de pesquisadores

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Institute of High Energy Physics (IHEP) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) inauguram no dia 25 de junho de 2025 o China-Brazil Joint Laboratory for Synchrotron Science and Technology (CBJSync). A iniciativa marca o início das atividades presenciais de cientistas chineses no campus do CNPEM, em Campinas (SP) e de cientistas brasileiros no campus do IHEP, em Pequim. Apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da China, o CBJSync representa um marco significativo na parceria entre CNPEM e IHEP, consolidada em 2023 por meio de um Memorando de Entendimento.

26 de Junho de 2025

Ingrid Barcelos é a oitava pesquisadora a vencer o prêmio que, desde 2018, homenageia cientistas mulheres e ações pela promoção da diversidade na Física

A pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), Ingrid Davi Barcelos, foi anunciada como vencedora do prêmio Carolina Nemes de 2025. O prêmio, concedido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), reconhece trajetórias de destaque de mulheres cientistas e ações em prol da promoção da diversidade na Física.

9 de Maio de 2025

Dos 443 projetos submetidos, 161 serão desenvolvidos no segundo semestre de 2025, nas dez linhas de luz já abertas para pesquisadores

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou a lista de projetos científicos aprovados na quinta chamada para uso das instalações do Sirius — fonte de luz síncrotron e maior equipamento científico já construído no Brasil.

14 de Março de 2025

Houve manifestações de interesse vindas de 650 instituições de ensino, com expectativa de quase 50 mil visitantes

O Ciência Aberta, evento do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) que abre seus laboratórios para visitação, registrou um número recorde de inscrições para o dia dedicado a instituições de ensino e excursões. Foram quase 50 mil manifestações de interesse, mas, a exemplo dos anos anteriores, o evento deve atender cerca de 20 mil pessoas por dia por conta de conforto e capacidade de atendimento aos visitantes.

23 de Janeiro de 2025

Plataforma SAU Online agora permite submeter novamente a mesma proposta enviada no último ciclo

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriu sua quinta chamada regular de propostas de pesquisa para o Sirius em 9 de dezembro de 2024. A chamada ficará aberta até 7 de fevereiro de 2025. 

9 de Dezembro de 2024

A quinta chamada para propostas de pesquisa no Sirius acontecerá de 9 de dezembro de 2024 a 7 de fevereiro de 2025

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abre sua quinta chamada regular de propostas de pesquisa para o Sirius, fonte de luz síncrotron de quarta geração operada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
Prof. Cerqueira Leite teve papel decisivo para viabilizar o projeto e a construção da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul, que veio a se tornar o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o início da criação do CNPEM.

1º de Dezembro de 2024

Presidente do Conselho de Administração do Centro faleceu domingo, 1 de dezembro

Faleceu, neste domingo, 1 de dezembro de 2024, aos 93 anos, o Prof. Dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Presidente de Honra e Presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e uma das personalidades centrais para a consolidação e avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

12 de Novembro de 2024

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) possui uma vaga de pesquisa, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria Treinamento Técnico Nível 5 (TT5)

A oportunidade está vinculada a um projeto Jovem Pesquisador FAPESP n° 2019/14017-9. As candidaturas poderão ser submetidas entre os dias 13/11/2024 e 20/12/2024 – veja detalhes adiante.