fbpx
English
Notícias

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X. Confira abaixo as principais notícias do LNLS.

31 de Janeiro de 2024

Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de abril de 2024 através do website da Escola.

Estão abertas as inscrições para a São Paulo School of Advanced Science on 4th Generation Synchrotron Techniques – SyncLight 2024, que será realizada de 14 a 25 de outubro de 2024 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Promovido pelo CNPEM e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o SyncLight 2024 tem como objetivo reunir jovens pesquisadores do Brasil e do mundo para discutir as oportunidades recentes oferecidas pelas técnicas experimentais avançadas disponíveis no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração.

24 de Janeiro de 2024

As inscrições com submissão de resumos estão abertas e vão até 26 de fevereiro, através do website do evento.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), realizam o 14º Encontro Regional de Catálise (ERCAT) entre 22 e 23 de abril de 2024, no campus do CNPEM, em Campinas-SP, Brasil.

8 de Janeiro de 2024

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais recebe selecionados nos programas Bolsas de Verão (PBV), Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM) e Futuras Cientistas

O ano começa com a chegada de mais de 100 professores e estudantes do Brasil e do exterior ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas - SP.  A organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebe nesse período participantes de três importantes projetos que relacionam Ciência e Educação.

5 de Dezembro de 2023

A pesquisadora Verônica Teixeira, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) foi uma das sete profissionais premiadas pela iniciativa “Para Mulheres na Ciência”

Iniciativa foi realizada pela L’Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO no Brasil.
Premiados durante a SBPMat 2023

8 de Novembro de 2023

A apresentação oral de Flávio Henrique Feres (LNLS) e o poster de Jaqueline Rocha (LNNano) estiveram entre os trabalhos reconhecidos durante o XXI B-MRS Meeting, da SBPMat, em Maceió (AL)

Dois trabalhos apresentados por pesquisadores do Centro Nacional Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foram premiados durante o XXI B-MRS Meeting, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais entre 1 e 5 de outubro de 2023. A apresentação oral de Flávio Henrique Feres, pesquisador colaborador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), e o poster de Jaqueline Rocha, pesquisadora colaboradora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), estiveram entre os trabalhos agraciados com dois prêmios, cada um, durante o evento realizado em Maceió (AL).

29 de Setembro de 2023

Escola Sirius para Professores de Ensino Médio promove imersão de profissionais da educação no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI)

Professores do Ensino Médio, das redes pública e privada, de todo o Brasil e demais países da América Latina e Caribe podem se candidatar para participar da 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2024), que será realizada de 15 a 19 de janeiro de 2024. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

18 de Setembro de 2023

Matéria do jornal Estadão discute investimentos previstos para Sirius e Orion

Anunciado no mês passado pelo governo federal, o PAC prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão para construção de 10 novas linhas de luz no Sirius e a construção do complexo de laboratórios Orion, que contará com instalações de biossegurança máxima (NB4).

22 de Agosto de 2023

Inscrições vão até dia 29 de agosto.

A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promovem o I Workshop Sirius para a Ciência do Nordeste. Este evento está marcado para os dias 30 e 31 de agosto e acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. 

18 de Agosto de 2023

Kicker longitudinal, dispositivo utilizado no primeiro acelerador de partículas brasileiro e incompatível com a tecnologia do Sirius, fará parte do SESAME, na Jordânia

Um importante componente do UVX, primeiro acelerador de partículas construído pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o UVX, que operou de 1997 a 2019, será útil para as atividades de pesquisa do SESAME (Synchrotron-Light for Experimental Science and Applications in the Middle East), a única fonte de luz síncrotron no Oriente Médio.

18 de Agosto de 2023

Sirius, acelerador de partículas brasileiro, será protagonista nos projetos com centros de pesquisa e universidades

A Equinor anunciou, nesta quinta-feira (10), o investimento de cerca de R$ 42 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), dos quais cerca de 22 milhões serão dedicados para o desenvolvimento de parte da infraestrutura de uma das estações de pesquisa do Sirius, acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O restante do investimento será aplicado em parcerias com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em pesquisas direcionadas para o setor de óleo e gás.