Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

NOTÍCIAS

VOLTAR
rec-1

Reciclagem de Resíduos da Indústria de Curtume

O crescimento no uso de cerâmicas coloridas de alta qualidade estimulou a pesquisa no desenvolvimento de novas classes de pigmentos com durabilidade e reprodutibilidade de cor superiores, que possam ser produzidos usando procedimentos de síntese baratos, diretos e ecológicos. Ao mesmo tempo, crescem os esforços para resolver os problemas ambientais relacionados à geração de resíduos por muitas atividades industriais. O desenvolvimento sustentável precisa fornecer reduções substanciais na geração de resíduos, usando estratégias de prevenção, redução, reciclagem e reutilização. Isso levou ao conceito de manufatura verde. (...)

LEIA MAIS
lpq

Luz Pra Quê?

Nesta nova série de vídeos, você vai ficar sabendo quem são, de onde vem e o que fazem os cientistas que usam a fonte de luz sincrotron do LNLS. Estamos dando a largada às comemorações dos 30 anos do LNLS! (...)

LEIA MAIS
captura-de-tela-2017-02-02-as-19-45-52

Abertas as inscrições para a primeira Escola Brasileira de Síncrotron – EBS

Abertas as inscrições para a primeira Escola Brasileira de Síncrotron - EBS  Estão abertas as inscrições para a primeira edição da EBS - Escola Brasileira de Síncrotron: "Fundamentos e Aplicações", que será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. (...)

LEIA MAIS
11

Estrutura Eletrônica de Nanofios Magnéticos de Fe3Ga4

Nanofios pertencem a uma nova classe de materiais quase unidimensionais que têm atraído grande interesse devido a suas inúmeras potenciais aplicações como materiais funcionais em ciências biomédicas, eletrônica, óptica, dispositivos magnéticos e armazenamento de energia. Entre as várias formas de produzir nanofios, pode-se mencionar a fabricação assistida por molde, o mecanismo vapor-líquido-sólido, a epitaxia de feixe molecular e a nanolitografia eletroquímica. Em particular, as membranas de alumina nanoporosa têm sido amplamente utilizadas como moldes para conjuntos de nanofios magnéticos produzidos por deposição electroquímica devido à simplicidade, versatilidade, eficiência e implementação de baixo custo desta técnica. No entanto, os nanofios assim obtidos apresentam geralmente fraca cristalinidade e estão restritos a ligas metálicas. (...)

LEIA MAIS
9

Difração de Nêutrons e de Radiação Síncrotron do Condutor de Prótons BZCY72

Dispositivos eletroquímicos de alta temperatura que exibem transferência preferencial de prótons têm o potencial de promover a mudança para uma economia de energia sustentável em que o hidrogênio substitui fontes de hidrocarbonetos como o principal combustível tanto para equipamentos estacionários quanto para transporte. As células de combustível de cerâmica protônica (PCFCs), com uma membrana de eletrólito cerâmico condutor de prótons, convertem a energia química do hidrogênio em energia elétrica em uma faixa de temperatura intermediária (773-1023 K). Este intervalo alivia os problemas tecnológicos e os custos associados não só com as temperaturas de funcionamento mais elevadas das atuais células de combustível de óxido sólido com base em electrólito condutor de óxido como também com os dispositivos poliméricos que requerem eletrocatalisadores caros devido à baixa temperatura de operação, abaixo de 373 K. (...)

LEIA MAIS
viral-inhibition-mechanis-mediated-by-surface-modified-silica-nanoparticles-figura-2

Inibição Viral Mediada por Nanopartículas de Sílica Modificada

Vírus estão entre os agentes patogênicos mais nocivos e são responsáveis pela morte de milhões de pessoas a cada ano. Mesmo após o desenvolvimento de terapias anti-retrovirais que melhoraram a qualidade de vida e aumentaram a expectativa de vida de pacientes portadores de HIV/AIDS, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) sozinho foi responsável pela morte de 1,2 milhão de pessoas em 2014. O desenvolvimento de novas estratégias para combater os vírus é necessário, uma vez que terapias antivirais e outras vacinas eficientes não estão disponíveis para muitas doenças virais. As nanoestruturas especialmente desenhadas para o combate a vírus emergiram como uma alternativa possível, uma vez que mostraram atividade contra diferentes vírus, incluindo a hepatite B, o vírus da imunodeficiência humana, o vírus do herpes simplex, o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o vírus da Influenza (gripe comum) e o vírus H1N1 da influenza A. Contudo, não se sabe muito sobre os mecanismos da ação antiviral dessas nanoestruturas. (...)

LEIA MAIS
2015-11-20_fig1

Desafios Sirius tem 11 projetos selecionados

Na segunda etapa do desafio, empresas paulistas receberão até R$ 1,5 milhão (cada) para a construção de componentes do Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira. (...)

LEIA MAIS
enhancing-carrier-mobility-in-organic-transistors-figura-1

Aumentando a Mobilidade de Portadores de Carga em Transistores Orgânicos

A combinação de camadas isolantes inorgânicas/orgânicas para criar dielétricos de porta que proporcionem simultaneamente uma superfície lisa, uma baixa energia de superfície e um insignificante vazamento de porta tem sido bem relatada na literatura como um aspecto chave na fabricação de transístores orgânicos de película fina (TFTs). Estes dieléctricos de bicamada híbrida são compostos por uma camada de óxido metálico inorgânico com uma grande constante dieléctrica (por exemplo, $latex \rm SiO_2$, $latex \rm Al_2O_3$...) e uma monocamada orgânica auto-montada (SAM) composta por moléculas anfifílicas. Esta disposição pode melhorar significativamente os parâmetros cruciais do desempenho do dispositivo e pode ser explorada para ajustar a tensão de limiar dos TFTs, produzir TFTs de baixa tensão, controlar a densidade de portadora de carga e reduzir a corrente de vazamento de porta. Contudo, a interacção entre a camada inorgânica e a SAM nestes dieléctricos híbridos é ainda mal explorada. (...)

LEIA MAIS
17-11-16

Jovens talentos do LNLS recebem prêmios nos eventos MEDSI e PCaPAC

Prêmios de melhor pôster foram entregues a três pesquisadores da área de engenharia do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em eventos de setembro e outubro deste ano. Marlon Saveri Silva, Luana Nayara Pires Vilela e Henrique Aires Silva são os nomes dos ganhadores. (...)

LEIA MAIS
01-11-16

Iniciada a cobertura do prédio que abrigará o Sirius

Com 30% das obras civis já concluídas, construção da nova fonte de luz síncrotron brasileira segue em ritmo acelerado. Sirius ficará pronto em 2018 e deverá ser aberto para pesquisadores em 2019. (...)

LEIA MAIS
7

Produção de catalisadores de Au-TiO2 estabilizados altamente eficientes

Catálise heterogênea faz uso de nanopartículas para produzir produtos químicos e materiais utilizados na vida cotidiana, com aplicações de combustíveis, produtos farmacêuticos, polímeros para redução da poluição, entre outros. Contudo, a sinterização e a consequente perda de área superficial e sítios ativos dos catalizadores resulta na desativação até um ponto em que já não funcionam e necessitam de ser substituídos a grande custo. (...)

LEIA MAIS
6

Um novo monocromador para as Linhas de Luz do Sirius

Um novo Monocromador de Cristal Duplo (DCM, na sigla em inglês) de alta dinâmica está sendo desenvolvido no LNLS para o futuro ondulador de raios X e para as linhas de luz de dipolos superbends do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração [1]. (...)

LEIA MAIS
26º Reuniao Anual dos Usuários

Usuários do LNLS se encontram na 26ª RAU

A 26ª RAU (Reunião Anual de Usuários do LNLS) foi realizada entre os dias 24 e 25 de agosto de 2016 no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, Brasil. A reunião contou com a presença de 134 participantes no total. Entre eles, 26 provenientes de instituições e/ou empresas estrangeiras, representando 8 países diferentes (Argentina, Chile, Uruguai, Itália, Suécia, Suíça, Estados Unidos) e 108 representantes do Brasil. (...)

LEIA MAIS
3

Fotocorrente Aprimorada com Nanodiscos Hexagonais em Filmes Finos de Polímeros

Os materiais híbridos de nanocristais e polímero são de grande importância para a fabricação de filmes finos com propriedades ópticas e eletrônicas adaptadas para aplicações fotovoltaicas e em detecção e emissão de luz. O excelente controle sobre o tamanho, forma e composição de nanocristais inorgânicos (NCs) permite o ajuste de suas propriedades físicas e os torna materiais interessantes para dispositivos para desde a optoeletrônica à medicina. Por outro lado, os polímeros também podem ser sintetizados com propriedades personalizadas para atender a uma ampla gama de funcionalidades. A eletrônica orgânica tem de fato visto um progresso significativo nos últimos anos graças à síntese de semicondutores e condutores poliméricos de alto desempenho. (...)

LEIA MAIS
1

Dopagem de nanopartículas induzida por oxidação

A técnica de dopagem, a introdução de impurezas para alterar as propriedades físicas de materiais, levou a um avanço revolucionário na concepção de dispositivos semicondutores. No entanto, ainda é um desafio introduzir dopantes em nanopartículas (NPs) para acessar propriedades que não estão disponíveis nos materiais não dopados. Diferentes tipos de interações entre hospedeiro e dopante são responsáveis pelas propriedades das NPs dopadas. As novas propriedades em NPs dopadas podem originar-se de interações de troca de spin entre o dopante e hospedeiro, presença de estados eletrônicos altamente isolados de longa duração ou simplesmente de alta concentração de defeitos estruturais. (...)

LEIA MAIS
18-07-16-1

Ministro Gilberto Kassab visita o CNPEM e o Projeto Sirius

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, recebeu na última sexta-feira (15) a visita do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. (...)

LEIA MAIS
08-06-16

LNLS realiza Workshop de Acompanhamento dos Desafios Sirius

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) realizaram, em 7 de junho de 2016, o Workshop de Acompanhamento dos Projetos do 1° Edital FAPESP/Finep “Desafios Sirius” de subvenção econômica para o Desenvolvimento do Novo Anel Acelerador Sirius do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. (...)

LEIA MAIS
23-05-16

Ciência aberta leva mais de 3500 pessoas ao campus do CNPEM

Mesmo com o frio e a chuva, mais de 3.500 pessoas participaram do dia aberto que comemorou o aniversário de 20 anos da primeira volta dos elétrons no acelerador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O dia de “Ciência Aberta” aconteceu no sábado, 21 de maio, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e superou largamente as expectativas da organização. (...)

LEIA MAIS
Capa do periódico Langmuir.

Pesquisadores do CNPEM e Unicamp desenvolvem sistema de entrega de drogas anticâncer

A quimioterapia ainda é um dos principais métodos para o tratamento do câncer. Como a doença se caracteriza pela multiplicação descontrolada de células, a maioria das drogas utilizadas no tratamento quimioterápico agem interferindo na mitose, o mecanismo celular pelo qual novas células são produzidas. Por isso tanto células cancerosas quanto sadias são afetadas, o que resulta em efeitos colaterais como queda de cabelo e prejuízo a tecidos com alta taxa de renovação celular, como as unhas. (...)

LEIA MAIS
2016-01-19_fig1

Novas descobertas sobre o cabelo humano

Cientistas descobrem no cabelo tipo de queratina própria de répteis e aves Apesar de - quase - não sair da nossa cabeça, ainda há muito a se conhecer sobre a composição e estrutura do cabelo humano. Para além da pura curiosidade científica, esse conhecimento em detalhes permite, por exemplo, a pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos mais eficientes para o tratamento e cuidado dos cabelos. (...)

LEIA MAIS
2015-11-23_fig1

Nanotecnologia para a medição de vitamina C

Cientistas desenvolvem método rápido para quantificar ácido ascórbico em soluções O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja. Segundo o Ministério da Agricultura, o país é responsável por 30% da safra anual da fruta e por 60% da produção mundial de suco, da qual mais de 90% é exportada. Para avaliar a qualidade deste suco, um dos parâmetros é a concentração da substância chamada ácido ascórbico. (...)

LEIA MAIS
2015-11-20_fig2_compress

Prorrogada data-limite para participação na chamada FAPESP/Finep para projeto Sirius

Empresas interessadas em desenvolver componentes para o novo acelerador têm até fevereiro para enviar suas propostas Segue aberta até o dia 5 de fevereiro a chamada de propostas FAPESP-Finep de Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação para o Desenvolvimento do Novo Anel Acelerador Sirius do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). (...)

LEIA MAIS
2015-11-11_fig1

A caminho da nova geração de circuitos integrados

Pesquisadores investigam novos materiais para uso na litografia com ultravioleta extremo Celulares, computadores e outros onipresentes dispositivos eletrônicos portáteis devem sua existência à contínua miniaturização dos circuitos eletrônicos iniciada com a invenção do transistor, em 1947. (...)

LEIA MAIS
2015-10-23_fig1

Doutorando do IQSC-USP e LNLS recebe Prêmio Arikerne Sucupira

Prêmio incentiva pesquisa em química verde Glauco Ferro Leal, estudante de doutorado que realiza suas pesquisas no LNLS sob a supervisão da Dr. Cristiane B. Rodella e do Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo, recebeu o Prêmio Professor Arikerne Sucupira no V Encontro da Escola Brasileira de Química Verde dado pelo Comitê Gestor do prêmio ao melhor trabalho apresentado em formato de pôster por um aluno de pós-graduação durante o encontro. (...)

LEIA MAIS
2015-10-16_fig1e

Alternativa às gorduras Trans

A ingestão de lipídios, os óleos e gorduras, fornece ingredientes essenciais para nosso metabolismo. No entanto, a preocupação com os diversos problemas cardiovasculares causados pelo consumo em excesso de colesterol e gorduras saturadas provenientes de alimentos de origem animal, estimulou o desenvolvimento de fontes alternativas de lipídios. (...)

LEIA MAIS
2015-09-04_fig1

Cientista Brasileiro é condecorado com o Dale Sayers Award

Narcizo M. Souza Neto, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), recebeu o prêmio Dale Sayers, concedido a cada três anos pela Sociedade Internacional de Absorção de Raios-X (IXAS, da sigla em inglês). A premiação aconteceu durante a XVI Conferência Internacional de Estrutura Fina de Absorção de Raios-X (XAFS16) no fim de agosto, na cidade de Karlsruhe, Alemanha. (...)

LEIA MAIS
2014-10-07_fig1

Novo edital para empresas interessadas em participar do projeto Sirius

Uma nova chamada de propostas para seleção pública de empresas paulistas interessadas em participar do desenvolvimento da futura fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, foi aberta pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). (...)

LEIA MAIS
2015-09-01_fig1

Plantas tradicionais para o tratamento antiofídico

Em comunidades tradicionais e indígenas, preparados de plantas são usadas para o tratamento de diversas enfermidades e descobertos através dos anos por tentativa e erro, ou, na prática, por sobrevivência e morte. Os compostos ativos ali presentes têm despertado o interesse da comunidade médica e científica, especialmente para o tratamento de moléstias negligenciadas das regiões tropicais, incluindo picadas de serpentes, cuja mortalidade é superior à de doenças como dengue, cólera e doença de Chagas. (...)

LEIA MAIS
2015-08-05_fig1

Lançando luz sobre o Grafeno

Grafeno – uma fina membrana formada por camadas de carbono de um ou dois átomos de espessura – é considerado um dos futuros tijolos da nanotecnologia. Ganhando tremenda atenção nos últimos anos, grafeno e combinações de materiais baseados em grafeno, tais como grafeno/nitreto de boro encontram potenciais aplicações em ótica e aparelhos opto-eletrônicos. (...)

LEIA MAIS
2015-06-19_fig1

LNLS torna-se um fornecedor credenciado do cartão BNDES

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) acaba de tornar-se um dos fornecedores credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para receber por serviços prestados via cartão BNDES. Ele funciona como um cartão de crédito e permite que microempresários individuais (MEIs) e também micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) paguem pelo uso das estações experimentais (conhecidas como linhas de luz) com condições facilitadas. (...)

LEIA MAIS
2014-10-07_fig1

Empresas são convidadas a participar do projeto Sirius

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) abriram em setembro a chamada de propostas para seleção pública de empresas paulistas interessadas em participar do desenvolvimento da futura fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius. (...)

LEIA MAIS

SALA DE IMPRENSA