fbpx
English
Ciência

Com instalações abertas, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebe anualmente cerca de 1200 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, comprometidos com mais de 400 estudos que resultam em aproximadamente 200 artigos publicados em periódicos científicos. Confira abaixo algumas das inúmeras pesquisas que se beneficiaram das instalações do LNLS.

23 de Fevereiro de 2024

Pesquisadoras brasileiras utilizaram instalações do Sirius para investigar os processos biofísicos relacionados aos príons

O trabalho publicado na revista Science Advances por pesquisadoras brasileiras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utilizou a linha de luz Cateretê, do Sirius, para investigar os mecanismos biofísicos por trás do processo de agregação de proteínas chamadas de príons.

17 de Novembro de 2023

Artigo publicado na Communications Materials apresenta resultado expressivo e discute possibilidades trazidas pela técnica aliada a fontes de luz síncrotron

Materiais porosos desempenham papéis cruciais em diversos contextos, desde o transporte de água e nutrientes em sistemas biológicos até o armazenamento de óleo e água em reservatórios de rochas. E membranas poliméricas sintéticas desempenham um papel fundamental em processos de separação, como em cromatografia.

21 de Julho de 2023

Pesquisa se voltou ao uso de células de bigorna de diamante (DAC) associadas à luz síncrotron para investigação de supercondutores em pressões extremas

Identificado pela primeira vez em 1911 pelo físico Heike Kamerlingh Onnes, o fenômeno da supercondutividade continua a ser um grande foco de pesquisa no campo da física da matéria condensada.

26 de Abril de 2023

Artigo de revisão foi destaque na revista Applied Physics Reviews e detalha como a micro e nanotomografia computadorizada pode ser usada em síncrotrons de quarta geração como o Sirius.

Fontes de luz síncrotron de quarta geração como o Sirius elevam as capacidades da micro e nanotomografia de raios X a novos patamares. O artigo de revisão escrito por uma equipe de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e da Universidade Federal do ABC e publicado na revista científica Applied Physics Reviews detalha uma visão recente da tomografia computadorizada de raios X com relação a luz síncrotron e inteligência artificial.

26 de Abril de 2023

Pesquisadores da USP de São Carlos combinam técnicas de ponta e demonstram que molécula alvo de medicamentos tem comportamento diferente do que era previsto na teoria.

Um grupo de pesquisadores da USP de São Carlos acaba de apresentar resultados de estudos que apontam para um novo entendimento do processo de maturação e a interferência de inibidores sobre a proteína Mpro, essencial para o ciclo de vida do vírus Sars-CoV-2 e alvo de vários esforços para desenvolvimento de medicamentos para tratamento da Covid-19.
Network of interactions between metabolites

11 de Abril de 2023

Artigo publicado na revista Science aborda interações moleculares inesperadas que impactam o funcionamento celular e podem levar ao desenvolvimento de doenças

As células realizam uma série de reações bioquímicas interconectadas para obter energia, responder a infecçõese diferentes situações de stress. Essas reações compõem as chamadas vias metabólicas, que interagem em redes complexas e regulam processos celulares diversos. Compreender como essas redes se conectam e atuam na regulação de processos celulares é um desafio. Isso porque, frequentemente, as sinalizações dependem da interação entre proteínas e pequenas moléculas, conhecidas como metabólitos. No entanto, essas ligações moleculares possuem baixa afinidade e, por isso, são extremamente difíceis de serem identificadas. 

31 de Março de 2023

Artigo de revisão foi capa na revista Chemical Reviews

Publicado originalmente pelo CINE (Center for Innovation on New Energies)  

Um conjunto de pesquisas recentes está acelerando o desenvolvimento de células solares baseadas em materiais do grupo das perovskitas. Esses estudos monitoraram, em tempo real e de forma detalhada, as mudanças que acontecem em filmes de perovskita ao longo de processos que influem na degradação precoce desses materiais - um dos principais entraves para a comercialização dessa tecnologia fotovoltaica emergente.

18 de Janeiro de 2023

Experimento feito no Sirius lançou luz sobre reação fundamental para a produção de hidrogênio combustível

Publicado originalmente na Revista Pesquisa FAPESP

Léo Ramos Chaves  

Um experimento feito recentemente no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), situado em Campinas, no interior paulista (ver Pesquisa FAPESP nº 269), conseguiu mostrar como um determinado catalisador biológico torna mais eficiente a quebra da molécula da água (H2O) via eletrólise. Essa reação, um processo eletroquímico que emprega eletricidade para decompor a água em seus elementos constituintes, é de grande interesse por ter como resultado, além do oxigênio, o hidrogênio, apontado por muitos especialistas como o combustível do futuro por não emitir gases poluentes quando utilizado (ver Pesquisa FAPESP nº 314).

26 de Outubro de 2022

Primeiro artigo científico publicado com dados obtidos na linha de luz EMA estudou a relação entre as propriedades supercondutoras de escuteruditas e a distância entre seus átomos

No Brasil, cerca de 7,5% da energia elétrica produzida é perdida na transmissão e distribuição. Isso acontece porque os materiais que compõem esses sistemas não são condutores elétricos perfeitos e dissipam parte da energia, por exemplo, na forma de calor. De forma semelhante, carros elétricos, mesmo sendo muito mais eficientes que a carros comuns movidos a combustão, ainda podem perder até 15% da energia durante o processo de carregamento das baterias.

5 de Julho de 2022

Pesquisadores do CNPEM e colaboradores demonstram o potencial de minerais de abundância natural e baixo-custo para aplicação em nanodispositivos

A crosta terrestre é constituída em sua maior parte por minerais chamados silicatos, rochas compostas principalmente pelos elementos químicos silício (Si) e oxigênio (O). Esse é o caso do feldspato, cuja erosão dá origem às argilas, e do quartzo, principal componente da areia, entre outros. Extremamente abundantes, os silicatos são utilizados não apenas na produção de materiais de construção, vidros e cerâmicas, como também encontram aplicação na agricultura e nas indústrias farmacêutica, cosmética, química e petroquímica.