Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron

English

UVX é uma fonte de luz síncrotron de segunda geração projetada e construída por brasileiros e com tecnologia nacional. Inaugurada em 1997, foi a primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul e é ainda hoje a única da América Latina. Com instalações abertas, atende a cada ano mais de 1000 pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

UVX possui hoje 17 estações experimentais, chamadas linhas de luz, que permitem a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X.

Consulte no menu abaixo as linhas de luz disponíveis, as características da máquina, os cronogramas de funcionamento e o status atual da fonte de luz síncrotron.

Mapa disponível somente para versão Web

INICIAR

LINHA DE LUZ SGM

A Linha de Luz SGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de espectroscopia por ultravioleta e raios X moles na faixa de energia de 250 a 1000 eV.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS2

A Linha de Luz XAFS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (3.5 a 17 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XDS

A Linha de Luz XDS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração e Espectroscopia de Raios X na região dos raios X duros (5 a 30 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRF

A Linha de Luz XRF é uma estação experimental dedicada a análises por Microscopia por Fluorescência de Raios X (XRFM), Tomografia por Fluorescência de Raios X (XFCT) e Fluorescência por Reflexão Total de Raios X (TXRF) na faixa dos raios X duros (5 a 20 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRD2

A Linha de Luz XRD2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração de Raios X na região dos raios X duros (3 a 17 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XPD

A Linha de Luz XPD é uma estação experimental dedicada a técnicas de Difração em Pó de Raios X cobrindo a faixa de energia de 6 a 12 keV, focando em estudos estruturais de materiais cristalinos, defectivos e nanocristalinos.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ PGM

A Linha de Luz PGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia de Raios na região do dos raios X moles (100 a 1500 eV), com aplicações no estudo de propriedades elétricas, magnéticas e estruturais de materiais.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XRD1

A Linha de Luz XRD1 é uma estação experimental dedicada a analises por difração de raios X em pó na faixa de energia dos raios X duros (de 5.5 a 14 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ MX2

A Linha de Luz MX2 é uma estação experimental dedicada a Cristalografia de Macromoléculas na região dos raios X duros (5 a 15 keV) com fluxo máximo a 8,5 keV.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DFX

A Linha de Luz DFX é uma estação experimental utilizada internamente para o diagnóstico do feixe de elétrons da Fonte de Luz Síncrotron UVX utilizando Raios X.

LINHA DE LUZ IR1

A Linha de Luz IR é uma estação experimental dedicada à Nano-espectroscopia Infravermelha por Transformada de Fourier (FTIR) com luz Síncrotron na região do infravermelho médio.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IBL

A Linha de Luz IBL é uma estação experimental utilizada internamente para o desenvolvimento e teste de instrumentação para o UVX e para a nova Fonte de Luz Síncrotron Sirius.

LINHA DE LUZ SXS

A Linha de Luz SXS é uma estação experimental dedicada a técnicas de Absorção de Raios X e Espectroscopia por Fotoelétrons na região dos raios X moles (1 a 5 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ TGM

A Linha de Luz TGM é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Ultravioleta, cobrindo uma faixa de energia de 3 a 330 eV (400 to 4 nm).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DXAS

A Linha de Luz DXAS é uma estação experimental dedicada a técnicas de espectroscopia dispersiva por absorção de raios X na região dos raios X duros (5 a 14 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ IMX

A Linha de Luz IMX é uma estação experimental dedicada a técnicas de Tomografia de Raios X.

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ SAXS1

A Linha de Luz SAXS1 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) com energia fixa de 8 keV.

| SAIBA MAIS,'| MORE DETAILS' ); ?>

LINHA DE LUZ SAXS2

A Linha de Luz SAXS2 é uma estação experimental dedicada a técnicas de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS, na sigla em inglês) na região dos raios X duros (6 a 12 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ XAFS1

A Linha de Luz XAFS1 é uma estação experimental dedicada a técnicas de Espectroscopia por Absorção de Raios X na região dos raios-x duros (4 e 24 keV).

| SAIBA MAIS

LINHA DE LUZ DFE

A Linha de Luz DFE é uma estação experimental utilizada internamente para o diagnóstico do feixe de elétrons da Fonte de Luz Síncrotron UVX utilizando Luz Visível.